Após o anúncio na mudança dos planos da plataforma Heroku muitos desenvolvedores vem buscando alternativas no mercado para realizar o deploy de suas aplicações. Hoje trago pra vocês uma novidade que vem ganhando espaço no mercado por sua simplicidade e recursos de última geração. Vamos conhecer a Fly.io.
Conheça a Fly.io
Fly.io é uma plataforma global de distribuição de aplicativos. Sua plataforma executa seu código em microVMs Firecracker em todo o mundo.
O grande foco da Fly é entregar seus aplicativos para seus usuários globalmente, com a maior disponibilidade possível e a menor latência possível, com uma ótima UX para os desenvolvedores(e isso é real, a plataforma é incrivelmente simples ✅).
Docker Sem Docker, Com ou Sem Docker
Um ponto interessante que você precisa saber: as imagens do Docker (imagens de contêiner OCI ) são como damos ao Firecracker seu aplicativo para transformar em uma microVM. Isso significa que você pode usar o Docker para criar a imagem do contêiner com seu aplicativo e seu ambiente. Você também pode apontar para uma imagem pré-criada.
Em muitos casos, você não precisará tocar no Docker; podemos verificar seu código-fonte e detectar qual pacote de compilação pré-existente corresponde à configuração que você precisa, e nosso c*onstrutor remoto* criará sua imagem de contêiner de aplicativo na implantação.
Um CLI simples e poderoso
flyctl é a ferramenta de linha de comando para facilitar a configuração, criação, implantação e gerenciamento de aplicativos. É o centro de comando para seus aplicativos Fly.io.
Criar e implantar um aplicativo no Fly.io é simples. Você nem precisa digitar flyctl na íntegra!
Execute fly launch para inicializar um aplicativo. Personalize o arquivo de configuração gerado focado nas suas necessidades da sua aplicação e por fim execute fly deploy para compilar e implantar.
É tão simples que parece mágica! ✨
Guias de linguagens e frameworks
Aqui segue uma lista de alguns guias disponíveis para acelerar e facilitar a configuração de sua aplicação para ser implantada na Fly.io:
- Elixir
- Rails
- Laravel
- Ruby
- Site Estático
- Remix
- Deno
- Go
- Crystal
- Python
- NextJS
- NuxtJS
- Node App
- Deploy via Dockerfile
Além disso preparei um vídeo mostrando como fazer um deploy de site estático usando o framework Vue.js no youtube, confira:
Espero que o artigo tenha lhe ajudado a ter uma nova alternativa ao Heroku.
Nos vemos nos próximos, até mais =)
Documentação Fly.io: https://fly.io/
Top comments (0)