As viradas de noite durante a piscina foram memoráveis: raramente eu sentia sono.
O cansaço ameaçava chegar junto com a alvorada.
Hoje tive um desafio: ajudar uma amiga a resolver problema de autenticação com a github (Permission denied, error 403).
Descobrimos, a duras penas, que o Windows guarda o usuário e senha da github como credencial genérica, por isso ele não pede a senha a cada push. Ela não conseguia autenticar pois estava usando o computador de uma outra amiga, e esse tinha o usuário da dona salvo. O caminho para resolver esse problema é indo no painel de controle, em contas de usuário, gerenciamento de credenciais, e procurar ali as credenciais genéricas. Voilá! edite o usuário e senha da github por ali. Se o computador não for seu, lembre de recolocar a credencial antiga de volta.
Outro problema que encontramos: ao dar git add, o terminal avisava que iria mudar no arquivo de configuração sobre a final do arquivo.
No Unix, o final de linha é identificado como "LF", mas no Windows o final de linha é identificado como "CRLF". Uma forma é ignorar esse alerta, principalmente se ele quiser mudar de LF para CRLF. O comando é:
git config --global core.safecrlf true
Um último problema: alguns arquivos não estavam subindo para a github.
A madrugada foi longa. A primeira atitude que tive foi conferir pasta por pasta para ver os arquivos faltantes. Descobri depois que era culpa dos arquivos .gitignore contidos em algumas pastas. A solução para conseguir subir todos os arquivos sem ter nenhum ignorado é adicionar o comando -f, ficando assim:
git add -f <arquivos aqui>
E mais uma vez, passei uma noite hiper focada, fazendo o que amo duas vezes: codando e ajudando uma amiga; e o mais legal, aprendendo coisas novas.
Top comments (0)