O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre é um livro de engenharia de software de autoria de Andrew Hunt e David Thomas, publicado originalmente em Outubro de 1999. O livro é organizado em capítulos curtos e pontuais, que podem ser lidos em qualquer ordem. Cada capítulo apresenta dicas que oferecem conselhos em diversos tópicos, tais como, estimativas, testes, debugging, como prototipar, como se comunicar de maneira eficaz, boas práticas no uso de exceções, e muito mais.
Cada capítulo também tem desafios feitos de maneira a te fazer pensar, refletir e desafiar a si próprio e ao jeito que você está acostumado a fazer as coisas. Pensar fora da caixa.
Uma coisa que eu gosto muito nesse livro é que ele é muito prático. É claro que a teoria tem o seu valor e seu lugar, e eu pessoalmente acredito que muitos programadores têm lacunas em seu conhecimento dos fundamentos da programação, e isso acaba prejudicando a nossa área. Eu acho incrível que dois programadores tomaram o tempo de traduzir os seus anos de experiência e conhecimento em um livro que vai direto ao ponto com conselhos muito práticos que você consegue colocar em uso imediatamente.
Outro ponto que merece destaque é o fato de que esse livro é muito fácil e divertido de ser lido. Os capítulos e seções são bem curtos, o que proporciona uma leitura agradável além de possuir um ótimo senso de humor, daquele que te deixa confortável, como se o livro fosse uma conversa.
Mas eu acho que a coisa que eu mais gosto a respeito de “O Progamador Pragmático” é que ele não é realmente focado em código, ou preso a alguma tecnologia específica, ou ferramentas específicas. Ele tem sua parcela de trechos de código. Sim, ele menciona algumas ferramentas ou aplicações específicas. Mas na maior parte, esse livro é sobre uma mentalidade. Um jeito específico de pensar, uma maneira de abordar problemas e desafios. Quando essa mentalidade, essa “filosofia pragmática”, estiver realmente enraizada na sua maneira de pensar, você será capaz de aplicá-la a diversas áreas da sua vida profissional, não apenas programando. E eu acho que essa é realmente a maior força desse livro.
2020
Em 2020 foi lançada uma versão comemorativa de vinte anos do livro.
Li a primeira versão do livro a uns 15 anos gostei muito. Descobri que expressava claramente muitos conceitos úteis com os quais me deparei em minha própria experiência de programação. Mais importante, ele me deu outras orientações úteis e alertou sobre pontos que deveria me atentar tanto em carreira como em codificação. Ter tudo isso reunido em forma de livro com nomes de capítulos concisos e memoráveis me ajudou muito.
Gostei de ler a nova edição do 20º aniversário. Os autores estimam que cerca de 75% do texto mudou, e isso parece certo, já que muita coisa mudou em vinte anos.
Os autores deram uma entrevista falando um pouco sobre o processo e mudanças: https://www.youtube.com/watch?v=taCNjiiusRk
Estou feliz que Dave e Andy atualizaram seu livro. Suas atualizações fazem sentido e tornam o livro mais relevante para os leitores atuais.
Leitura recomendada :)
Top comments (0)