DEV Community

Cover image for 101.1 Indetificar e editar configurações de Hardware - Ativação do dispositivo.
ROGE 🇧🇷
ROGE 🇧🇷

Posted on

101.1 Indetificar e editar configurações de Hardware - Ativação do dispositivo.

Toda arquitetura de computadores depende do hardware, essas peças que compõe todos os computadores - conhecidos também como periféricos - entradas USB, HDMI, Bluetooth e assim por diante.
Para o bom funcionamento dessas peças é necessário seguir regras e padrões de arquitetura de computadores, ou seja, o sistema operacional precisa estar preparado para suportá-las, por exemplo, ele precisa identificar que em uma determinada entrada USB endereçada em um certo local do computador é um Mouse ou um Teclado. Mas além disso, padrões ajudam no momento de realizar manutenções ou até mesmo adição de um novo hardware.
Apesar de os computadores modernos dificilmente ser necessário realizar manutenções tão específicas, ainda existem momentos em que se fazem necessários.

Mesmo sem um sistema operacional integrado ao computador, é possível realizar essas manutenções de hardware. Isso porque, ao inicializar o computador existe um utilitário de configurações implementado pelo que conhecemos como BIOS (Basic Input/Output System) - em janeiro de 2007 as arquiteturas x86 começaram a usar uma nova implementação chamada UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) com recursos mais sofisticados, porém comumente ainda se usa a nomenclatura BIOS - o computador ao ser inicializado sugere quais teclas devem ser pressionadas para ter acesso ao utilitário, podendo variar dependendo do computador.

Ativando o utilitário:
Para ativar o utilitário de configuração em sua maioria se usam as teclas F2, F12 ou Del, como já mencionado, varia de computador, podendo ser outra tecla, sendo que o computador irá mostrar no momento da inicialização.
No utilitário é possível ativar e desativar periféricos, proteções básicas contra erros, alterar configurações de hardware como o IRQ (Interrupt Request) - funcionalidade que emite um sinal de interrupção no momento em que finaliza alguma tarefa - e DMA (Direct Memory Access) - um método em que o dispositvo de hardware acessa a memória economizando o uso do processador.
Nesse artigo já menciono que é raro a necessidade de mexer nessas configurações, em alguns momentos muito específicos se faz necessário, um exemplo são as taxas de transferência de dados de memória RAM (Random-Access Memory), onde existem tecnologias modernas que fazem dessas taxas de transferência mais rápidas do que as padrões, sendo recomendado pelo fabricando alterar os valores. Também existem casos onde a CPU disponibiliza recursos que em determinados casos não são necessários, podendo desativá-los, reduzindo consumo de energia, melhorando proteção do sistema pois se algum recurso contém algum bug conhecido, pode ser desativado.
Importante ressaltar, que em caso de o computador estiver com diversos dispositivos de armazenamento, definir qual deles está com o carregador de inicialização correto, sendo o primeiro na ordem de inicialização, pois o sistema operacional se o dispositivo incorreto aparecer por primeira na ordem de inicialização.


Gostou do conteúdo?
Tem alguma dúvida sugestão ou correção?
Vou ficar feliz em saber!

Top comments (0)