Para quem está se aventurando a iniciar nas carreiras de tecnologia como eu, seja no início da vida profissional ou para profissionais experientes que estão migrando de área, gostaria de sugerir a leitura do artigo de André Menezes (https://devmenezes.dev), Como ser o pior front-end da empresa e estragar a sua carreira.
É quase um mantra nas mentorias da área tech que os talentos das organizações são recrutados pelas suas habilidades técnicas e são dispensados pela falta ou baixo desenvolvimento de suas softskills.
Para que façamos uma autoavaliação o autor propõe que pensemos nos comportamentos que falseiam a nossa percepção de progresso na carreira, mas que causam grandes impactos às culturas de trabalho que têm como valores a colaboração, diversidade, inovação e as pessoas como centro das ações.
Será que vocês leitores se identificam com algum desses comportamentos?
Nunca estudar fundamentos, porque acredita que a prática vale mais que a teoria.
Estudar apenas linguagens e tecnologias que no momento dão maior retorno financeiro e ignorar o ecossistema da stack de atuação.
Não compartilhar conhecimento, porque pensa que é perda de tempo ensinar de graça o que levou tempo e dinheiro para aprender na faculdade ou em cursos de formação.
Pedir a solução pronta para um problema, de preferência pedir uma explicação por videochamada para implementar o código.
Nunca usar o git para gerenciar os projetos, preferir compactar pastas e enviar por e-mail ou FTP.
Nunca pedir um code review, e não seguir a orientação do time de desenvolvimento para a nomenclatura das branches como master ou main e muio menos respeitar um git flow estruturado como develop, feature ou release.
Nunca usar libs externas, sempre gastar mais tempo e escrever o código todo sozinho, ignorando a experiência do tme e da comunidade.
Abolir a prática da refatoração de código, terminou de escrever, rodou, segue para o próximo projeto.
Caso tenha se identificado com algumas dessas situações, compartilhe conosco e como você fez ou pensa fazer para superar esses hábitos e agir de forma mais assertiva.
Top comments (0)