Você comprou um SSD ou um HD novo para o seu computador, ou talvez até para o seu notebook, e está se perguntando: existe alguma maneira fácil para migrar toda a minha instalação do sistema operacional Windows 10 para o novo disco? A reposta é sim!
Existem algumas maneiras de fazer o clone e migração para um novo disco sem precisar reinstalar nada. Neste tutorial iremos realizar esse processo usando a versão gratuita do EaseUS.
1. Faça um Backup
Essa etapa é importante sempre que você fizer alterações críticas em seu computador. Realize um backup para um lugar seguro, seja nuvem ou um disco externo, de todos os seus documentos, fotos e arquivos importantes. Nenhum método é 100% garantido, então se prevenir para erros inesperados é importante.
2. Faça uma Limpeza no seu Computador
O processo de migração pode levar alguns bons minutos, então para facilitar e acelerar o processo é importante limpar o seu computador de qualquer arquivo ou programa não utilizado, quanto menor for a quantidade de armazenamento para a migração, mais rápido ela será.
2.1. Limpeza de Disco
O primeiro passo é fazer uma limpeza de disco, você consegue acessar esse programa digitando “ Limpeza de Disco ” no menu iniciar. Selecione os arquivos a serem excluídos e pressione OK. Essa etapa pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de arquivos a serem excluídos.
2.2. Desinstale Programas não Utilizados
Acesse o painel de controle digitando “ Painel de Controle ” em seu menu inicial e procure a opção “ Desinstalar um Programa “.
Nessa tela você encontrará todos os programas instalados em seu computador, verifique a lista e desinstale qualquer programa que você não utilize mais.
2.3. Limpeza Manual
Navegue pelas suas pastas, principalmente as pastas de Documentos, Imagens e Downloads e delete todos os arquivos que você não precisará mais. Muitos usuários esquecem de limpar a pasta Downloads, o que pode acarretar diversos arquivos baixados sem necessidade que sobrecarregam o armazenamento do seu computador.
3. Instale o Programa de Migração
O Windows 10 não oferece uma maneira nativa e simples para clonar e trocar seu sistema operacional para um disco rígido novo. Para isso precisaremos baixar e instalar o programa EaseUS.
4. Selecione o Disco de Origem
A primeira etapa é selecionar o disco de origem, ou seja, o disco em que o Windows 10 está instalado. Lembrando que o tamanho ocupado pelo disco de origem tem que ser menor ou igual ao tamanho disponível do disco novo. Clique no menu lateral para entrar na ferramenta de clonagem e selecione o disco inteiro que contém a instalação do seu sistema operacional, clique em avançar.
5. Selecione o Disco de Destino
Agora precisamos selecionar o disco de destino, o disco para qual queremos mover a instalação do Windows 10.
5.1. Migrando para SSD
Se você estiver migrando a instalação para um disco do tipo SSD, é recomendado que você clique em “Opções avançadas” e selecione a opção “Otimizar para SSD”.
Clique em avançar e comece o processo de clonagem do disco rígido, lembrando que isso deletará todos os arquivos do disco de destino. Essa etapa pode levar alguns minutos, tudo dependerá da velocidade do seu computador e da quantidade de arquivos a serem migrados para o novo disco.
6. Configure o seu Boot
Essa etapa pode ser a mais chatinha, se você não for usar mais o HD antigo, pode apenas desconectar e tentar reiniciar o computador, ele já deverá ser capaz de identificar o novo disco. Agora se você pretende manter os dois discos instalados para usar o antigo posteriormente como mais espaço para armazenamento, você precisará entrar na sua BIOS e configurar a ordem do boot, deixando o novo disco como o primeiro na ordem do boot loader.
O post Como Mover o Windows 10 para um SSD/HDD Novo apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.
Top comments (0)