Automatizar certas tarefas fará sua vida ser muito mais prática e produtiva. Um exemplo bom de tarefas que DEVEM ser automatizadas é o deploy.
Talvez você ainda não tenha os stages
ideais para fazer a build e publicar em produção de forma automática, mas isso não pode te impedir de automatizar os ambientes de desenvolvimento e homologação, por exemplo.
Se você já tem tarefas no Jenkins e usa o GitLab, isso pode ser feito de uma forma bem simples e rápida:
Configuração Jenkins
Vamos precisar de um token para a autenticação acontecer, acesse a configuração de um usuário que tenha permissão no seus jobs. Algo como: http://LINK_JENKINS/user/admin/configure
Nesta página você poderá administrar os tokens.
Agora que temos o token e usuário em mãos, só precisamos configurar o projeto lá no GitLab.
Configuração gitlab
No gitlab, acesse seu projeto e vá no Menu Configurações > Integrações
.
Nesta tela você poderá definir integrações de plugins que estão configuradas no seu Jenkins e também cadastrar Hooks manuais, como faremos.
No meu caso, quero que quando houver Merge Requests com uma branch específica, o script de deploy seja executado. Veja a imagem abaixo:
Seu link deverá ser a combinação de um usuário, token e o Job do Jenkins: http://USER:TOKEN@LINK_JENKINS/view/Fronted/job/Frontend/build
Nesse caso, view/Fronted/job/Frontend/build
é um atalho para meu Job. Também pode ser o link direto do Job: /job/NOME/build
.
Isso é o suficiente para as rotinas acontecerem automaticamente. Claro que é uma configuração básica mas poderá simplificar um pouco sua vida.
Até a próxima.
Créditos da capa: https://letztest.blogspot.com/2017/09/how-to-integrate-jenkins-and-gitlab.html
Top comments (0)