Na área da tecnologia, os softwares são os grandes responsáveis pela interação do usuário com esse mundo hi-tech. Se alguém quiser consultar seu saldo, usa um software pelo computador ou celular para acessar o banco.
Se quiser comprar algum eletrodoméstico, faz o mesmo. Se quiser comprar uma passagem aérea ou fazer a reserva em um hotel, também faz o mesmo. Alugar um carro, comprar comida, escrever um artigo para o LinkedIn, faz tudo isso através de um software.
E todos esses softwares são desenvolvidos através de alguma linguagem de programação, onde o desenvolvedor escreve linhas de código que serão compiladas/interpretadas pelo computador para gerar o software.
Linguagens de Programação
E nessa área de desenvolvimento de software existem várias linguagens de programação para todos os gostos e necessidades e neste artigo falo um pouco sobre quais as mais populares e, segundo uma pesquisa, qual a número 1 em popularidade.
Olhando o site w3techs.com, que provê informações sobre o uso de vários tipos de tecnologia na internet, encontraremos a pesquisa sobre as linguagens de programação server-side (que rodam do lado do servidor) mais populares.
As mais Populares
W3Techs
Segundo o site W3Techs w3techs.com, os dados são coletados dos 10 milhões de sites classificados no serviço de monitoramento do Alexa (uma empresa da Amazon que fornece dados de tráfego na internet e análise de dados) através de um mecanismo de busca e posteriormente analisados, gerando os relatórios. Além disso, eles utilizam informações públicas divulgadas por empresas como Google, Microsoft e ipinfo.io.
Eles procuram por padrões específicos nas páginas dos sites que identificam qual tecnologia está sendo utilizada.
PHP
Como podemos ver no resultado acima, o PHP é a linguagem mais popular, alcançando 79% dos sites pesquisados que a usam. E é fácil de entender o porquê desse resultado.
É uma linguagem de fácil aprendizagem, ótima performance, código aberto, com uma comunidade bastante atuante, documentação vasta na web e diversos tutoriais que ajudam os desenvolvedores.
Além disso, existem vários frameworks que utilizam PHP, como o CodeIgniter, o Zend e o Laravel, que são bastante conhecidos e usados pela comunidade e que facilitam e agilizam o desenvolvimento.
Um exemplo disso é usar, por exemplo, o Eloquent, um ORM (Object Relational Mapping) nativo do framework Laravel que facilita toda manipulação do banco de dados, sem falar do WordPress, um CMS (Content Management System) que também utiliza o PHP. Ou seja, se você precisa desenvolver um software simples ou complexo, em uma linguagem com documentação abundante e uma comunidade muito participativa e solícita em ajudar, o PHP é uma ótima opção.
Em minha trajetória como desenvolvedor usando o PHP, desenvolvi desde sistemas simples com CRUD até sistemas mais complexos, interoperando com outros sistemas, criei e consumi APIs, realizei manutenção em sistemas com paradigma procedural e orientado a objetos, utilizei CMS como Drupal, WordPress e Joomla e posso dizer que é possível atender a qualquer necessidade, qualquer requisito com o PHP.
Nem Tudo São Flores
Neste resultado, podemos observar que praticamente 60% dos websites que usam PHP, estão usando a versão 5. E isso não é legal. A versão estável até o momento é a 7.4.
Da versão 5 até a 7 houve muitas correções de bugs, novos recursos de linguagem foram implementados e teve um ganho considerável de desempenho. Além disso, uma nova biblioteca chegou para facilitar a utilização de criptografia, hash de senha e etc.
Permanecer com uma versão desatualizada é elevar o risco de problemas ao máximo.
Exemplos de Sites com PHP
- Facebook.com
- Wikipedia.org
- Vk.com
- Babytree.com
- Wordpress.com
- Pinterest.com
- Ettoday.net
Outros Números do W3Techs
Mas... E agora?
São muitas as opções de linguagem de programação, mas, qual delas escolher?
Bem, essa é uma pergunta que muitos devem fazer, seja quem está começando a desenvolver, seja quem já desenvolve e até fábricas de software ou empresas que não tem TI como área fim, mas que precisam manter/desenvolver seus sistemas.
Só que a resposta para esta pergunta é um assunto para outro artigo...
E você, o que achou dessa pesquisa? Qual sua experiência com PHP ou outra linguagem de programação e qual sua visão para o futuro da programação web?
Compartilhe conosco sua opinião.
Comunidade PHPRio
E se quiser conhecer mais um pouco sobre PHP e fazer parte de uma comunidade, indico a PHP Rio. Sou membro, acompanho pelo grupo no Telegram que é muito ativo e 1 vez por mês tem Meetup com palestras muito boas e um super bate-papo com a galera.
Há braços e até o próximo artigo.
Thiago Luna - Linkedin
Referências
- https://w3techs.com/
- https://w3techs.com/technologies/overview/programming_language/all
- https://w3techs.com/technologies/details/pl-php/all/all
- https://www.php.net/
- https://www.devmedia.com.br/introducao-as-linguagens-de-programacao/25111
- https://becode.com.br/principais-linguagens-de-programacao/
- https://imasters.com.br/back-end/php-7-2-quais-sao-as-novidades-da-nova-versao-do-php
Top comments (0)