This is a Brazilian Portuguese version of this post
O título desta postagem é uma pergunta que foi feita à minha equipe durante uma retrospectiva da Sprint.
Começamos a trabalhar como um Enxame recentemente e ... Está sendo realmente diferente e bem desafiador em relação a como trabalhavamos antes.
Eu gostaria de compartilhar algumas idéias sobre minha perspectiva desse "enxame" e o que nos levou a experimentá-lo.
Por que decidimos trabalhar como Enxame?
Como equipe, nos comprometemos a entregar os cards selecionados na Sprint Planning, mas nem todos esses cards são entregues (movidos para Done) até o fim da Sprint. Começamos a nos questionar por que isso estava acontecendo e a pergunta foi trazida a nós pelo Engenheiro Líder: "E se trabalharmos como um Enxame?"
Então, o que realmente é trabalhar como Enxame?
É o ato do time se reunir para resolver um problema ou fazer algo o mais rápido possível. A ideia é nos reunirmos e fazermos o que for preciso para finalizar as atividades atuais.
O enxame pode ser usado para focar em questões críticas, como o sistema inativo. Mas, também pode ser usado para entregar as atividades que a equipe se comprometeu no planejamento da Sprint.
Como aplicamos essa abordagem de "enxame"?
No início estávamos perdidos, de alguma forma. Qual a melhor forma de aplicar este método? Cabia a nós, o time, decidir como abordaríamos sobre os cartões da Sprint.
Após o Sprint Planning nos reunimos e iniciamos o cartão no topo do quadro (é importante que os cartões estejam devidamente priorizados) e definimos pequenas tarefas que poderiam ser feitas por cada membro. Decidimos também nos reunir no final do dia para verificar o andamento de cada tarefa. Se alguém terminar uma tarefa, a equipe será notificada e essa pessoa poderá ajudar outra pessoa. A equipe só iniciou um novo card após o término do atual.
Qual foi o impacto?
Trabalhando como um enxame, a equipe ficou muito mais integrada e colaborativa. Todos estão ajudando uns aos outros nas discussões, definições de escopo, decisões de implementação e codificação. Uma vez que todos estão envolvidos no desenvolvimento de um cartão desde o início, todos entendem o contexto do mesmo. Esta está sendo uma experiência muito boa para mim e para minha equipe.
Conclusão
Trabalhar em enxame é algo muito novo para mim, eu costumava trabalhar sozinho em minha mesa antes de entrar para minha equipe na Thoughtworks, onde tive minha primeira experiência com programação em pares, o que é ótimo. Minha equipe e eu aceitamos esse desafio e está sendo ótimo, principalmente porque todos se envolvem em todas as etapas do cartão.
Ainda estamos no início da aplicação deste método. Nosso quadro precisa ser aprimorado para abordar a criação de tarefas e talvez uma versão mais simples do quadro com apenas três colunas: Fazer, Fazer e Concluído. Também há métricas de como a equipe está se saindo com essa nova abordagem, mas acredito que vamos implementar isso em breve.
Então, e se sua equipe trabalhar como um enxame?
Referências
https://softwareengineering.stackexchange.com/questions/147664/what-is-swarming
https://www.infoq.com/news/2013/02/swarming-agile-teams-deliver/
Top comments (0)