Há algum tempo tenho percebido que a procura e interesse das pessoas em se tornar programador e trabalhar com TI vem cada vez mais aumentando.
Dia pós dia amigos, conhecidos e desconhecidos perguntam:
- como é a área?
- é difícil de aprender?
- qual editor eu uso?
- qual IDE é boa para iniciar?
- o que precisa saber pra fazer um aplicativo, um sistema ou um site?
- quanto tempo leva para aprender programação?
- preciso fazer qual curso?
Trocando uma ideia mais a fundo com algumas pessoas, pude perceber que elas não tiveram nenhum contato com programação ou ferramentas utilizadas em TI!
Tenho me perguntado cada vez mais:
Porque de um tempo para cá todo mundo vem se interessando por programação, o que tá acontecendo? Antes era uma área até vista de forma bruta onde apenas nerds poderiam estar.
Dinheiro x Facilidade
Um questionamento um tanto curioso é o fato de ser atraído por dinheiro fácil mas calma, não é bem por aí...Com toda a urgência e independência estabelecida pela mídia, as pessoas cada vez mais vem buscando ter mais dinheiro, conquistar mais bens e coisas do tipo.
Pude perceber que em alguns casos, desenvolvedores e profissionais de TI estão passando uma ideia de riqueza e descobrimento da mina de ouro, afinal é bem comum encontrarmos: "fique rico com uma linha de código", "como ganhar dinheiro fácil e rápido pela internet de qualquer lugar do mundo", "como lucrar mil vezes mais do que antes".
Tal ideia é um tanto perigoso, pelo fato que nem todo mundo vai entrar na área com a motivação correta e pode se tornar frustrante.
Alguns desenvolvedores vendem a ideia de que dá pra ganhar R$ 50.0000,00 em um ano pra ser "programador". Pode acontecer? Pode sim, mas isso não é regra. Qualquer pessoa que ver algo do tipo com certeza por status e mudança de vida financeira vai querer entrar para tal feito também.
Conclusão
A real é que não é fácil e nem rápido virar um programador com boas ideias e projetos. Na maioria dos casos, é necessário realizar faculdade de 4/5 anos e mesmo assim não é obrigatório sair sabendo de tudo e tendo total domínio de processos e tecnologias para entrar no mercado e ganhar rios de dinheiro.
E antes que a frase:
Existem vários programadores que aprenderam sozinhos e não têm faculdade nenhuma.
De fato, existem, mas mesmo assim, não é um caminho fácil, porque primeiramente é necessário ter muito esforço e tempo de estudo, e se for pontuar minha humilde opinião, assim como conhecemos na programação, podemos chamar os autodidatas de EXCEPTIONS porque na sua maioria, já sabia construir algo grande com seus 10/12 anos de idade.
Conselho
Fique sempre atento e não creia 100%, em pessoas que vendem o sonho de milionário que você vai se tornar o próximo gênio, bilionário, playboy, filantropo aka Tony Stark e ganhar 50k em alguns meses ou anos ou até mesmo se tornar web fullstack ou especialista de dados ou sênior em TI em menos de 6 meses. Esse tipo de promessa só serve para uma única coisa, que é, pegar o seu DINHEIRO e deixar você frustrado.
Top comments (0)