DEV Community

Vitor Freitas
Vitor Freitas

Posted on

Meus aprendizados na Campus Party Goiás

Entre os dias 04 e 08 de setembro ocorreu lá em Goiania mais uma das edições da Campus Party, a qual tive o prazer de poder ir.

A primeira dica que posso dar pra você que está lendo é: se tiver oportunidade, vá a uma campus party, especialmente se sua jornada está começando. Lá você encontra muita gente disposta a ensinar e passar conteúdo e diversas comunidades ensinando os mais diversos assuntos que você possa imaginar.

O que você aprendeu lá, afinal?

Quanto a tecnologias, vi muito conteúdo sobre Docker e Kubernetes, Infra as Code, Serverless, GraphQL e Gatsby, Algolia e diversas outras coisas. Irei discorrer um pouco sobre os que mais me chamou atenção e que tive a oportunidade de por a mão na massa enquanto aprendia.

Docker

É um nome que costuma aparecer nas conversas, e pra mim era um conceito muito abstrato até então. Ainda tenho algumas dúvidas, mas lá eu pude aprender como começar com containers e uma breve introdução do que eles são. Fiz uma brincadeirinha e pushei no GitHub aqui.

GraphQL

Este era, e ainda é, o que mais tenho curiosidade de aprender nos últimos dias. Uma alternativa para a forma que escrevo minhas APIs hoje é algo que muda o jogo da água pro vinho. Lá pude escrever algum código server-side (que publiquei aqui), e posteriormente integrei em uma aplicação React de teste para ver como funciona (que publiquei aqui). Não tenho muito a dizer se não "Aprenda GraphQL!". O esforço inicial é mínimo, achei a curva de aprendizado bem interessante, pelo menos para mim que já tenho algum background. Ferramentas como o graphql-yoga podem ser um ótimo entry point para você que está curioso, assim como eu estava.

Algolia

Este é uma ferramenta do tipo "search engine" muitíssimo poderosa. Na hackathon que eu e dois amigos participamos descobrimos o Algolia e foi o canal para desenvolvermos algo muito robusto com pouco esforço. Infelizmente não ganhamos, mas o conhecimento valeu a pena.

Mas, o mais importante...

Pude ter ainda mais certeza de que eventos desse tipo são ótimos para criar um networking, que é fundamental para nós de tecnologia. Social skills são necessárias e precisam ser desenvolvidas.

Outro aprendizado importante é APRENDA OS FUNDAMENTOS. Frameworks, ferramentas e até linguagens de programação vem e vão, mas os fundamentos sempre se mantêm.

Aos que me acompanharam nessa aventura, obrigado! (@KelvinCS, @caique39)

Top comments (0)