Essa é uma métrica valiosíssima para times grandes. Geralmente utilizamos para medir quanto tempo se passou para a primeira interação com o Pull Request acontecer.
Você pode medir isso tanto para Pull Requests que estão em aberto, para servir de termômetro, ou para os que já foram fechados/mergeados, para ter uma ideia como o time tem trabalhado.
Sabe aquele Pull Request que você solicita revisão e fica horas sem ninguém comentar ou revisar?
O contrário também é um problema: em menos de 1 minuto você já recebe uma aprovação sem comentário algum.
Para times com esse problema do tempo longo de revisão recomendo os revisores utilizarem pequenas janelas de tempo da rotina de trabalho para revisar: pausa para o café, intervalos entre tarefas/User Stories, antes e depois do almoço e/ou antes/depois de reuniões.
Para times que revisam o Pull Request muito rápido é interessante pensar na causa: as pessoas estão apressadas porque existe uma pressão para entregar algo? Ou simplesmente não veem valor na revisão de código?
O ambiente é seguro?
Algumas vezes, a causa da falta ou demora de engajamento é porque as pessoas não se sentem à vontade para revisar um Pull Request de uma pessoa com mais experiência. Fique atento para essas situações, caso aconteça tente criar um ambiente com maior Segurança Psicológica.
Um ambiente seguro para errar é o melhor dos ambientes para promover uma cultura de aprendizado e colaboração. Trabalhando para isso, com certeza vai refletir na prática de revisão de código.
Top comments (0)