Como o GitLab CI/CD funciona
Para usar GitLab CI/CD, tudo o que você precisa é uma base de código de aplicativo hospedada em um repositório Git e que seus scripts de construção, teste e implantação sejam especificados em um arquivo chamado .gitlab-ci.yml, localizado no caminho raiz de seu repositório.
GitLab CI/CD: principais ingredientes
Para usar o GitLab CI/CD, você ou o administrador do GitLab deve primeiro definir um pipeline em um arquivo YAML chamado .gitlab-ci.yml e, em seguida, instalar e configurar um Gitlab Runner.
-
.gitlab-ci.yml
O arquivo YAML é o arquivo de definição de pipeline. Ele especificou os estágios, trabalhos e ações que você deseja executar. Pense no arquivo YAML como o cérebro e o corredor como o corpo.
-
GitLab Runner
Um GitLab Runner, um arquivo escrito em Go, executará as tarefas especificadas no arquivo YAML usando uma API para se comunicar com o GitLab.
O administrador do GitLab pode configurar runners compartilhados para execução em vários projetos, e você pode configurar o seu próprio por projeto.
Exemplo de arquivo .gitlab-ci.yml
Aqui está um exemplo muito básico de um arquivo .gitlab-ci.yml, que é escrito na sintaxe YAML e armazenado na raiz de um projeto e versão controlada junto com o resto do seu código.
Na imagem à esquerda, você pode ver onde as etapas estão sendo definidas e como cada etapa é implementada.
Anatomia de um pipeline de CI/CD
Este é um exemplo de gráfico de pipeline que mostra a aparência do build CI/CD. Ele permite que você veja como um conjunto de um ou mais jobs são executados nos estágios que você define no arquivo YAML para o pipeline.
Top comments (0)