Lembram do último post onde disse que estava trabalhando num projeto que estava ficando super bacana? Bom, finalmente consegui deixar ele em um estado onde eu julgo aceitável e subi ele para ficar online. Ele é nada mais, nada menos do que meu próprio site de portfólios e apresentação que você pode conferir aqui.
Não espere muito, é um pequeno site com design emergente
Não é um site muito complexo, nem pelo conteúdo e nem mesmo pelo código, que convenhamos, precisa de uma pequena refatoração, mas digamos que esta é uma ideia que eu estava com ela a um bom tempo e finalmente cheguei a um ponto que, por coincidência, decidi fazê-lo e, consequentemente, falar sobre ele. Para isso, dividi tudo em três posts que você pode conferir no mapa acima.
Esta primeira parte quero falar de perspectivas um pouquinho mais pessoais, e nos próximos dois posts quero falar de perspectivas mais técnicas, sendo, respectivamente, hard skills e soft skills.
A ideia para poder fazer esse site veio aproximadamente duas semanas atrás quando estava voltando de uma confraternização de um amigo. Na fila de projetos simples a serem feitos, o próximo envolvia fazer um Single Page App com Js puro, então, cheguei e comecei a escrever um pouco do HTML, mas estava fisicamente debilitado, então parei somente nisso. Single Page Apps precisam de apenas um documento web e toda a renderização do DOM é feita de forma dinâmica, então fiquei duas semanas aprendendo sobre isso e codificando tudo até chegar no estado atual.
Existem alguns próximos projetos na fila, e essa fila somente existe porque toda ideia que vejo, que quero reproduzir ou tirar da minha cabeça e transformar em algo palpável (o que pode não fazer sentido), a anoto em uma pequena lista.
Programação é uma profissão extremamente criativa que envolve em pensar em soluções para diversos problemas, que muitas vezes não tem uma solução pronta, e que mais de um caminho pode resolver este mesmo problema. Frameworks Javascript existem aos montes por aí, sendo os pioneiros de mercado o Vue, o React e o Angular e eles se propõem, de uma forma geral, a resolver problemas de escalabilidade e legibilidade de códigos Javascript que envolvem geração dinâmica de elementos e reusabilidade de componentes. Percebam que o objetivo é comum, mas o caminho utilizado por estes é bem diferente entre eles. A questão de anotar em uma lista as ideias de projetos vem do fato de que inspiração e ideias, vem e vão e podem aparecer de repente. Captar e gravar elas no momento em que aparecem é o ideal para não esquecer depois.
Assim como listo ideias de projetos, também listo ideias para posts (exceto essa pequena série de posts que não estava na minha lista), e isso é uma dica para todos os que querem fazer conteúdo: anote as ideias que você tiver, pois você pode reutilizar elas para gerar conteúdo futuramente.
Falando um pouco sobre a questão da profissão Programador, fiz essa lista de ideias para projetos para que possam ir compondo meu portfólio no futuro (que já tem 4 projetos contando com o próprio site, só verificar na aba Projetos nele). Uma coisa que sempre é recomendada é ter o seu próprio portfólio, das coisas que você sabe fazer, desde uma calculadora, até o mais gigante ERP possível. Nossa profissão é algo de prática e performance, e, como criadores, temos que mostrar nossa criação. Nosso portfólio é como nosso pequeno museu particular, onde mostramos nossos quadros e provamos nosso valor para alcançar a tão sonhada posição remunerada em uma empresa.
Sendo anedótico aqui, um rapaz com quem estudei na faculdade de administração se propôs a aprender Python e fez algumas automações em seu trabalho e mostrou seu ganho de eficiência em alguns posts do Linkedin, o que chamou a atenção de algumas pessoas de uma grande plataforma de e-commerce. Hoje em dia, ele é Gerente de Contas nessa empresa.
Nesse mesmo gancho, a carreira de tecnologia é uma das poucas que possuem uma acessibilidade absurda em termos de conhecimento disponível, e o melhor, gratuitamente e democraticamente! Quem quiser aprender com cursos, pode aprender! Quem quiser pegar no Youtube, também pode ficar a vontade! E quem quiser pegar a documentação e aprender por ela? Também pode aprender! Vários meios são colocados às pessoas para que elas aprendam sobre tecnologias, assim como venho aprendendo, através de documentações, e sites como w3schools, tutorialspoint e javatpoint, não só programação como Ciência da Computação.
Acredito que construir este primeiro site foi um bom teste para saber como estão meus conhecimentos até o momento. Uma parte importante do aprendizado é a questão da zona de conforto. O ser humano, no geral, aprende mais quando é levado um pouquinho além de seu patamar atual. Construir pequenos projetos para sempre não dá, e, em certo momento o desenvolvedor terá que lidar com grandes projetos.
Mas este aqui é um projeto acabado? De forma alguma, tanto que já estou planejando algumas coisas para poder fazer algumas mudanças neles, adicionar páginas, conteúdos melhores, melhorar o código. Software é uma arte, porém é uma arte em constante desenvolvimento.
Todo o conhecimento que apliquei para construir o meu site e portfólio foi através do estudo das documentações das tecnologias web e soluções de alguns problemas, principalmente no StackOverFlow. E espero estar construindo e repassando cada vez mais conhecimento.
Top comments (0)