Provisionando recursos de banco de dados MySQL consumindo a API do Azure.
E ae, beleza pessoal? falando mais uma vez de como criar um recurso no Azure através do PowerShell, em outro artigo provisionei um recurso utilizando o provider listado do PostgreSQL que no final das contas bate na API REST do Azure e cria o(s) recurso(s). Neste artigo vamos provisionar o Azure Database for MySQL enviando uma requisição web. Veremos como recuperar as informações de assinatura, em qual contexto estamos, etc. É uma ótima opção para escapar de ter que logar inúmeras vezes para provisionar o recurso na “mão” 🙌.
Obs: Para esta demo utilizo um grupo de recursos chamado testeGratuitoAzure se você não possui o mesmo grupo de recursos será necessário alterar alguns trechos do script ou criar o ResourceGroup. Outro ponto importante é o custo, acesse o link e verifique https://azure.microsoft.com/en-us/pricing/calculator/?service=mysql .
Feita as considerações vamos a 😈 DEMO😈 ✊ ✌️.
Se tudo estiver ok, após as validações da API a criação dos recursos será concluída com sucesso ou falha 😅, com o cmdlet Get-AzLog você pode consultar o log de execução da criação dos recursos no Azure, para saber se obteve sucesso na criação do recurso ou se deve corrigir algum parâmetro na requisição. Informando o parâmetro ResourceProvider você filtra o resultado da consulta do log.
Utilizando o Get-AzResource ele vai retornar todos os recursos provisionados no Azure.
É isso pessoal, demonstrei como o PowerShell facilita o provisionamento de recursos consumindo a API REST do Azure ☁️ .
Não se esqueça, PS é vida 😍.
Top comments (0)