Deixarei o repositório do projeto aberto para que vocês possam utilizar também.
Bibliotecas adicionadas:
#include <NTPClient.h>
O NTP(Protocolo de Tempo para Redes), é o padrão que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede. Além do protocolo de comunicação em si, o NTP define uma série de algoritmos utilizados para consultar os servidores, calcular a diferença de tempo e estimar um erro, escolher as melhores referências e ajustar o relógio local.
Associações entre dispositivos:
Permanentes: são criadas por uma configuração ou comando e mantidas sempre. Este é o tipo de associação recomendável para se trabalhar em aplicações do dia a dia.
Priorizáveis: são específicas da versão 4 do NTP e criadas por uma configuração ou comando, podem ser desfeitas no caso de haver um servidor melhor, ou depois de um certo tempo.
Efêmeras ou transitórias: são criadas por solicitação de outro dispositivo NTP e podem ser desfeitas em caso de erro ou depois de um certo tempo.
Estou utilizando a permanente.
Resolvi utilizar esse método pois, ao tentar fazer usando a biblioteca ctime, que gera uma struct com os dados de dias e horas não estava funcionando.
Ao ser utilizado junto ao esp32 ele não recebia a hora, pois essa estrutura recebe a hora do computador em que esta sendo executado.
Por esse motivo decidi receber as informações direto via internet.
Pelo site NTP.br, e usando o link dentro da função timeClient.
Código para acionamento do motor:
void ligaHora(void) {
WiFiUDP ntpUDP;
NTPClient timeClient(ntpUDP, "a.st1.ntp.br", -3 * 3600, 6000);
int horas = timeClient.getHours();
int minutos = timeClient.getMinutes()+ 10;
Serial.printf("\nHora: %i ", horas);
Serial.printf("\nMinutos: %i ", minutos);
if ((horas == 7 && minutos == 0)) {
digitalWrite(PIN_LED, HIGH);
Serial.println("\nAcendeu");
delay(9000);
digitalWrite(PIN_LED, LOW);
delay(60000);
};
}
Dentro da função timeClient, é passado como parâmetro, o, o site em será pego as informações, a mudança de fuso horário.
Logo em seguida é criado as variáveis inteiras horas e minutos recebendo respectivamente seus valores pela função getHours e getMinute. Somei mais 10 (dez) nos minutos, para diminuir a diferença entra a hora adquirida com a hora local. Pode ter está diferença de acordo com o servidor.
Imprimo os mesmos para ter uma noção de como estão.
Logo em seguida faço o código que ira acionar o motor. Quando o horario for igual a 7 horas e 0 minutos, ele ligará e desligara depois de 9 segundos. Ficará em espera por 1 (um) minuto para que não se acione novamente.
Chamo a função ligaHora dentro da função loop:
void loop() {
VerificaConexoesWiFIEMQTT();
MQTT.loop();
ligaHora();
delay(2000);
}
Essa função loop chama as outras funçãos de verificação, mqtt e ligar o motor a cada 2 (dois) segundos.
Top comments (0)