O Github é cheio de funcionalidades e o mais utilizado isso vocês já sabem e vamos continuar a série de "hacks" da plataforma que vão otimizar e melhorar sua experiência.
⚠️ Importante: Os prints que serão exibidos para exemplificar podem estar diferentes da interface do seu GitHub, por que sou muito adepto a extensões que melhoram a usabilidade e que ajudam no meu dia a dia. Partindo desse ponto peço que dê uma olhada nesse artigo antes.
Quando criamos uma nova feature para um projeto open source, normalmente criamos uma branch nova, fazemos as alterações, fazemos o push para o repositório nessa nova branch e então envia um pull request.
Quando o pull request é aceito é feito o processo para atualizar o repositório com o repositório forkado e tudo fica 100% como deveria! Mas, com o tempo, a lista de branchs no Github vai aumentando, mas não vamos precisar delas, pois seu pull request já foi aceito. Como limpar a sujeira e deixar somente as branchs que precisamos?
Removendo branchs do Github
Para remover uma branch do Github, você pode usar o comando no seu terminal (sim, claro que vamos utilizar os comandos GIT você ainda tinha dúvida?)
git push origin nome_da_branch --delete
E com esse comando iremos deletar a branch do Github! Ou podemos utilizar este comando também:
git push origin :nome_da_branch
Com os dois pontos :
na frente do nome da branch, o resultado é o mesmo
Removendo branchs localmente
Aproveitando o gancho, vou falar como você pode remover as branchs locais também cujo o comando é:
git branch -D nome_da_branch
Então é isso pessoal, sei que você provavelmente já conhecia esse comando (uns 98% de certeza), mas é sempre bom relembrar e utiliza-ló para organizar seus repositórios.
Fontes onde pesquisei esse conteúdo:
Top comments (0)