Fiz esse texto no Medium, exatamente no dia Jun 30, 2021 e resolvi trazer ele para cá, porque está super atual :)
espero que gostem!
Olá pessoal, meu nome é Larissa de Oliveira, tenho 28 anos (quase 29) e resolvi criar esse BLOG pra compartilhar com vocês um pouco da minha trajetória na área de tecnologia, aproveitando também para documentar toda a minha evolução.
Tive meu primeiro contato com a tecnologia quando tinha 8 anos de idade e amava escrever. Fazia literatura de cordel, poemas e poesias, e sempre quis ter um espaço para outros leitores me encontrarem, mas nunca imaginei como poder materializar isso.
Com 12 anos no hype do blogger, resolvi criar o meu primeiro site. E ali esbarrei com um tal de HTML, e foi uma enorme novidade, e ao mesmo tempo me senti instigada em obter aquele conhecimento pra dar o meu melhor na minha paixão que eram os textos. Infelizmente, naquela época não existia Youtube (bati muita cabeça meus amigues rs), então eu comprava aquelas revistinhas de banca de jornal que vinham com CD que ensinavam HTML.
Por fim, criei meu primeiro espaço nesse mundo digital e foi surpreendente em todas as esferas isso pra mim, e me dedicava demais em manter um espaço e experiência incrível pra quem visitasse o meu endereço. Mas o que aconteceu foi realmente engraçado, as pessoas estavam cagando para o que eu escrevia, elas estavam interessadas sim em como eu montei um layout legal, como mudei o cursor, de que forma botei um pluggin de rádio, enfim, nada a ver com meu real trabalho de ser uma escritora principiante.
Foi dai que deu um click, e eu realmente vi que tinha talento para fazer sites, a partir disso comecei ainda mais estudar HTML, CSS, JavaScript. Em sequência fiz Ensino Médio Técnico em Informática, porém, foquei muito mais em Hardware, montagem e manutenção. Aprendi um pouco de Back-end também, C#, C++, Cobol, e fiz alguns estágios na área. Contudo, assim que passei por essa fase, quando me lancei ao mercado de trabalho, encontrei um hiato profundo de vagas para mulheres, aliás, eu era uma menina de 17 anos, em busca apenas de trabalhar com aquilo que amava, e não encontrou.
Fiquei bastante desiludida com a área, fiz mais de 20 entrevistas, e nunca me ligaram. E como não tinha nascido rica e nem herdeira (infelizmente) precisava trabalhar o quanto antes. Foi ai que peguei meu ponto alto de ser uma pessoa extremamente comunicativa e fui para área de vendas. Era o que eu amava? com certeza que não, mas né, pagando bem que mal tem.
Trilhei um longo percurso que foi de vendedora, sub-gerente, gerente de vendas e a partir disso fui nichando ainda mais minha área de atuação. Me inseri na área de Customer Experience e Customer Success, e a partir disso fui à Gerente de Projetos e Pessoas. Foi uma caminhada de 10 anos, e de 2 anos para cá, fui flertando novamente com a área de Desenvolvimento com os projetos que ia tocando. E daí conheci a atuação de Product Owner, e me gerou um enorme fascínio.
Me formei em Desenvolvimento de Produto em 2020, e foi o ponta pé inicial pra eu imergir de vez na tecnologia. Fui estudando mais profundamente o Front-end, novas libs, frameworks e matando esse gap que fiquei sem pegar na unha o código. Vale ressaltar que sempre fui uma entusiasta da área de programação e nunca deixei de acompanhar toda a sua evolução ao longo dos anos.
O ponto principal foi um feedback que recebi em julho de 2020 de uma pessoa referência em carreira, na qual ela me disse essas palavras: -Larissa, você pode ser muito boa no que você faz, mas sua expertise e sua bagagem profissional, podem com certeza te dar uma carreira com ascensão na área de Desenvolvimento, aproveita que o mercado está super aquecido e mergulha nessa oportunidade de cabeça.
Como dizia minha avó: -Se você viu uma oportunidade passar na sua frente, agarra ela. E foi exatamente isso que eu fiz, em 1 ano dessa decisão até hoje, o que mais tenho feito é estudar, colocar em prática, fazer freelas, Network e principalmente buscando a minha tão sonhada vaga como Desenvolvedora.
E aqui quero deixar 5 dicas que foram primordiais para que eu fizesse essa transição:
Mantenha o seu LinkedIn super ativo e atualizado. Essa ferramenta foi e é fundamental em toda essa trajetória, através dela, conheci pessoas incríveis, vivi experiências jamais imaginadas, pude participar de cursos e palestras gratuitos, enfim, uma infinidade de coisas realmente importantes que surgiram de lá.
Fixe um plano de metas e prazos pro seu passo-a-passo nessa transição. Isso foi fundamental pra eu tomar os steps de forma segura e principalmente tendo em vista, que não poderia ficar sem renda nenhum mês, porque é aquilo né meus amigues, transição não é fácil, então se planeje de forma inteligente e realista.
Busque conhecimento de forma organizada. Quando estamos empolgados e entusiasmados, acabamos querendo fazer tudo ao mesmo tempo, contudo, essa forma vai fazer você desistir rápido dessa transição, com a dificuldade enorme que você vai ter em assimilar os conteúdos. Comece estudando inicialmente: Lógica de Programação, e aí a partir disso, você pode ir migrando para linguagens e toda o universo dentro disso.
Tenha em mente que pode ser rápido ou demorar, não existe formula mágica. Minha transição durou 1 ano, não significa que a sua durará 1 ano também, pode ser menos ou mais, isso dependerá da sua evolução, dedicação e principalmente aplicação técnica do seu conhecimento. Ter essa consciência plena, faz com que você não se frustre quando ver os meses passando.
Faça network, converse com pessoas da área para ver se realmente é isso que você quer fazer e mudar completamente de área. Ás vezes no nosso mundo ideal, montamos um esquema de pensamentos de como é tal coisa. Porém, a realidade pode ser muito diferente daquilo que você imaginou, e isso pode ser uma enorme decepção. Portanto, converse com pessoas da área, participe de comunidades, faça seu Git Hub e acompanhe todo o workflow. Dimensionar isso será ótimo até para direcionar sua área de atuação incialmente.
Espero muito poder ter ajudado quem quer fazer Transição de Carreira ou está no meio desse processo.
Continue me acompanhando aqui para mais textos dessa jornada colaborativa no mundo tech!
Top comments (4)
Excelente depoimento, estou no inicio da minha luta com a cara e a coragem e ele me motiva.
Na minha área antiga não se usa muito o Linkedin, tem dicas de como manter ele "super ativo"? Seria interagir com os posts ou tem que postar conteúdo também?
No momento estou como estagiário back-end node.js
Olá Edimilson, desculpe-me o delay porque tive nenem logo depois disso. Mas o que me ajuda no LinkedIn e criar conexões, deixar ele o mais completo o possível e sempre que posso faço post's sobre minha trajetoria ou algo ajudando a comunidade em si.
Vale super a pena!
Como você está como estag, conte sobre sua vivência e ajude outros devs estags que também estejam passando por isso.
Obrigado pelo comentário!
Parabéns pelo texto Lari, não conhecia essa parte da sua história. Você é maravilhosa ❤️
Você me inspira!
Obrigado ❤️