No mês passado, tomei uma decisão importante para a minha carreira e meu aprendizado. Vi um post no Twitter falando sobre como é essencial para os programadores saberem escrever bem, já que isso melhora muitos aspectos na hora de programar.
Então, decidi dar uma chance.
Dito isso, parece que os deuses da bolha tech trabalharam. Recebi muitas mensagens de pessoas me perguntando como comecei a estudar C# e .NET.
Aqui está uma lista de cursos que fiz, tanto em português quanto em inglês, e de pessoas que têm sido fundamentais na minha jornada de aprendizado. Parto do princípio que você já tenha um bom conhecimento em Lógica de Programação e um conhecimento de básico de Programação Orientada a Objetos (POO).
Cursos
Em português
1. CODING TANK E BOOTCAMP DA ADA TECH
Foi aqui que comecei a ver sobre C# e .NET. Como é a tecnologia que o Banco Safra utiliza foi essa que nos ensinaram no bootcamp junto com Angular. O conteúdo do curso foi:
- Lógica de Programação com C#
- .NET Core e ASP .NET Core
- Versionamento com Git e Github
- Programação Orientada a Objetos, SOLID, Clean code e API RESTful
- SQL Server
- Testes Automatizados, unitários e integrados
- HTML, CSS e Angular
Um dos meu professores foi o Paulo Stradioti e com ele aprendi a gostar da parte teórica do aprendizado de programação. Ele ensinava com tanto afinco e entusiasmo que me cativou. Hoje, percebo que consigo absorver com mais facilidade tópicos complexos, em parte devido ao fato de ele não ter simplificado demais o conteúdo e ter nos desafiado com assuntos mais avançados.
Com esse conteúdo já temos uma base bem boa pra começar a estudar. Você pode pegar o conteúdo de qualquer curso, pesquisar no Youtube, no Google e no ChatGPT (cuidado com esse aqui) e aprender de forma autônoma.
A ADA está com inscrições abertas para o Santander Coders, um dos programas mais conhecidos e um ótimo start para sua carreira. Você pode se inscrever aqui.
2. C# COM NELIO ALVES NA UDEMY
Se você esta na estaca zero da linguagem essa aqui é a dica mais legal.
Esse é um curso bastante completo que engloba C#, orientação a objetos, UML, ASP.NET Core, Entity Framework, LINQ, Lambda, git e github. A didática do Nelio é muito boa e o curso muito bem dividido: São 19 seções com vários bônus e um total de 38 horas. Por ser um curso um pouco mais antigo, algumas coisas estão um pouco desatualizadas porém, como é um ótimo curso-base, ainda assim recomendo.
O link para o curso esta aqui: C# com Nelio Alves
3. BALTA IO
Os vídeos do Balta no YouTube são realmente incríveis! Ele se destaca entre os poucos que conseguem sair do básico e ainda ensinar com muita qualidade. O vídeo sobre Minimal API, por exemplo, é uma ótima pedida para quem está prestes a dar os primeiros passos na criação de uma API.
Nas últimas semanas, ele tem compartilhado bastante conteúdo sobre empregabilidade, o que tem sido extremamente útil para mim também.
Você pode acompanhar a newsletter dele por aqui.
4. DOCUMENTAÇÃO
Achou que eu não fosse falar de documentação hoje? Nunca vi uma documentação tão completa e bem feita como a do C# / .NET. É uma ótima maneira de começar e procurar as dúvidas de básicas a avançadas. Recomendo se familiarizar com ela pra conseguir encontrar as respostas rapidamente.
O link para a página inicial está aqui.
Em Inglês
1. SOLOLEARN
Vejo o Sololearn como a versão do Duolingo para programação. As aulas são curtas, repletas de prática e abrangem uma variedade de tópicos, desde tipos de dados até estruturas de dados e orientação a objetos, tornando-o ideal para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em C# após já ter adquirido uma base sólida. Recomendo o Sololearn tanto para revisar conceitos quanto para explorar novas formas de estudo visto que o conteúdo é passado todo em texto e sem vídeos.
2. TIM COREY
O Tim Corey é a minha referencia master em C#. Além de passar os conteúdos com calma e detalhe ele esta sempre atualizando os vídeos de acordo com os lançamentos da linguagem.
Vou deixar um playlist ótima chamada Start Here onde o Tim detalha como aprender sobre diversos temas dentro do universo .NET.
3. NOVIDADE: FOUNDATIONAL C# WITH MICROSOFT
Descobri essa semana através de uma amiga que o freeCodeCamp fez uma parceria com a Microsoft. Após completar cada seção desse curso pela Microsoft Learn plataform você ganha um 'troféu' e quando você completar todas as seções pode se qualificar para a certificação de C# da Microsoft.
Ainda não fiz esse mas sem dúvidas não posso perder a chance da certificação!
Você pode acessar direto a página do curso por aqui.
Bônus
1. NEWSLETTER E NOTÍCIAS
Uma das minhas newsletter favoritas de .NET em inglês é a do Milan Jovanović. Semanalmente, ele compartilha tutoriais bastante relevantes que vão além do básico e, mesmo que você esteja começando, é uma excelente maneira de se familiarizar com os termos da linguagem. Você pode conferir os conteúdos em Milan Jovanovic Newsletter.
-
O Grupo .NET Developers no LinkedIn é uma comunidade espetacular para se manter atualizado sobre as novidades da linguagem. O melhor de tudo é que o grupo está aberto para qualquer tipo de dúvida relacionada ao .NET e é altamente recomendado para fins de networking. Você pode acessar o grupo aqui: LinkedIn .Net Developers Group.
2. PESSOAS PARA ACOMPANHAR
Separei uma parte especial para mencionar sobre as pessoas que falam sobre .NET e C#.
Eu percebo que a comunidade do .NET é bastante engajada com a linguagem e, por ser open-source esse engajamento ajuda inclusive a melhorar a própria linguagem.
Perguntei no Twitter sobre referencias em C#. De longe, a pessoa mais comentada (e com razão) foi o Macoratti. Eu tenho certeza que se você já programou alguma coisa em .NET já esbarrou em algum post dele porque o primeiro post no blog dele foi em 1999!
Nesse post mencionaram várias pessoas incríveis mas separei aqui as mais comentadas e que realmente acrescentam muito pra comunidade. Vou deixar também meu agradecimento a todas elas: Aprendo de mais com cada tweet técnico de vocês e obrigada por responderem quando posto dúvidas!
- @ffrdev, criador do @vagasprajr
- @MarcosCostaDev , nosso representante de C# na #rinhabackend
- @andr3marra , outro representante C# na #rinhabackend
- @giovannibassi, MVP com vários tweets que me ensinam muito
- @RenatoGroff, tem um blog com conteúdo mais avançado para seu próximo passo na programação
- @zanfranceschi, criador da famosa e maravilhos @rinhadebackend
- @thamirysGameiro, palestrante e professora que fala MUITO sobre C#
- @JessicaNathanyF, fundadora do podcast @cafedebug
Obrigada por chegar até aqui! Espero que essa lista possa te ajudar e deixo uma pergunta: Por onde e como VOCÊ estuda C#?
Top comments (11)
Muito bom!
Acompanho o Tim Corey e posso confirmar que é uma ótima referência para o mundo de C# e .Net, pena que os cursos pagos possuem preços estratosféricos para o cenário brasileiro, sorte que temos os conteúdos grátis no YT e Podcasts.
Obrigado pelas dicas!
Siim! Queria muito comprar o curso dele mas convertendo o dolar fica bastante caro :/
Quem sabe quando vier a vaga em dolar? Hahaha
Excelentes recomendações Bea!
Queria enfatizar o André Baltieri aqui, pois muito do que eu sei sobre C# aprendi com conteúdos gratuitos dele. O que me possibilitou conseguir minha primeira vaga, que é onde estou hoje, trabalhando com C# e JS.
Balta é maravilhoso mesmo! Minha primeira API com Entity foi de um video dele
Ótimas recomendações Bea!
Obrigada Nathan! 🤩
Muito bom o conteúdo! Tenho feito uma transição de linguagem, para aprender mais sobre .Net e a sua dica do Tim + Balto foi show. Vlw!
Ótimas recomendações. O Balta é excelente, (quase) tudo que eu aprendi sobre C# foi com ele, didática extremamente fluída e bem voltada para iniciantes na linguagem.
Já segui todos no Twitter pra não perder nada! Ótimas dicas!
O curso do Nélio Alves é um excelente pra início de jornada. Quando você puder, escreve sobre Angular e Typescript. Como você aprendeu e quais cursos que te ajudaram. 👏🏻😎
Entrando de intrometido. A Loiane Groner tem um curso de Angular gratuito no Youtube, não é muito atualizado, mas é excelente para pegar os conceitos. Pra você ter uma ideia eu prendi o que era injeção de dependência em uma dessas aulas de Angular quando eu estava com dúvida sobre o assunto em C#. Typescrip eu fui praticando e lendo a documentação, ao usar o Angular com o Typescript você já vai ter o contato, é só no final do dia, ou mesmo durante o mesmo, você anotar as suas dúvidas e dar uma estudada depois, um pouco de cada vez, daí você vai cobrindo o Typescript aos poucos e focando aonde tem mais dúvidas, eu fui fazendo assim. Estava com dúvida sobre Generics, eu lia a doc, via vídeos explicando sobre genérics e praticava também.