Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo, conhecida por sua robustez, versatilidade e uso ao longo da história da tecnologia. Uma parte fundamental da programação em geral é o entendimento dos tipos de dados, que formam a base da programação e são utilizados para armazenar informações e realizar operações.
Vamos conhecer um pouco de cada tipo de dado primitivo mais utilizado na linguagem Java?
Linguagem estaticamente tipada
O Java é uma linguagem de programação estaticamente tipada. Isso significa que a pessoa programadora precisa declarar explicitamente a variável antes que ela possa ser usada. Essa checagem do tipo é feita em tempo de compilação no caso do Java, que é uma linguagem compilada.
No exemplo abaixo eu estou tipando a variável (int), dando um nome para ela (numero) e já dizendo qual o conteúdo (123).
int numero = 123;
Temos então, os tipos de dados primitivos e os tipos de dados de referência.
Tipos de dados primitivos
Os tipos de dados primitivos são os tipos mais simples mas comumente utilizados para representar valores individuais, o Java possui 8 tipos primitivos:
- BYTE: Representa um inteiro de 8 bits. Isso significa que ele guarda do número -128 ao 127 (inclusive). Costuma ser utilizado para economizar memoria quando sabemos que o valor guardado nessa variável vai ser 'pequeno'.
byte numero = -10;
byte outroNumero = 109;
- SHORT: É um tipo de dado inteiro de 16 bits. Seu valor mínimo é -32.768 e máximo é 32.767. Assim como no short, você também pode utilizar para economizar memoria nos casos em que se aplica.
short ano = 2023;
short quantidade = -30000;
- INT: O tipo mais comum para representar valores simples. Representa um inteiro de 32 bits variando de -2.174.483.648 até 2.147.483.647.
int distancia = 565899;
int valor = -878595442
- LONG: É um inteiro bem grande de 64 bits, tem um intervalo que vai de -2^63 até (2^63)-1. É importante perceber que deve ser usado com relativa cautela uma vez que seu tamanho ocupa mais espaço na memoria que o tipo int. Na maioria dos casos o inteiro de 32 bits já é suficiente para as operações. No exemplo abaixo, observe o L ao final do valor, isso indica explicitamente que é valor é um long
long populacaoMundial = 7900000000L;
long minimo = -9223372036854775808L;
- FLOAT: É usado para representar números de ponto flutuante com precisão simples. Ele ocupa 32 bits na memoria e fornece cerca de 7 dígitos de precisão decimal. É extremamente importante notar que, por conta da precisão baixa nos números depois da virgula o float não deve ser usado pra representar valores monetários em cenários reais. Repare no uso do f ao final do valor para representar o float.
float altura = 1.70f;
float temperatura = -3.14f;
- DOUBLE: Representa um ponto flutuante de tamanho 64 bits mas ainda assim não é recomendado para valores monetários. Para isso, a documentação do Java recomenda o uso a classe java.math.BigDecimal. Para valores decimais, esse tipo double costuma ser a escolha padrão das pessoas desenvolvedoras.
double pi = 3.141592653589793;
double micrometro = 0.000001;
- BOOLEAN: O tipo booleano tem apenas dois valores possíveis: true ou false. A melhor maneira de usar esse tipo é em checagens simples de verdadeiro ou falso.
boolean status = true;
boolean fazSol = false;
- CHAR: Representa um único caractere Unicode que pode incluir letras, números, símbolos e caracteres especiais. No exemplo abaixo podemos ver que é possível utilizar a versão em Unicode do caractere que queremos representar. Sua implementação é feita com aspas simples depois do símbolo de igual. Também é possível realizar 'contas' com o tipo char.
char letra = 'A';
char simbolo = '\u03A9';
char soma = (char)(letra + 1); //O resultado aqui será 'B'
Esses tipos de dados primitivos são essenciais em Java e qualquer outra linguagem. São usados em uma variedade de situações para armazenar diferentes tipos de informações e cálculos. Ao entender cada um e como usá-los, você estará preparado para desenvolver qualquer código que surgir.
Top comments (7)
Excelente artigo! Uma dica, quando for usar blocos de código você pode especificar a linguagem para que fique com um highlight. Aqui um exemplo de como você pode fazer isso e o resultado:
Amei!
Não sabia disso. Obrigada :D
Excelente!
Muito bem escrito, continue compartilhando!
Obrigada!
O próximo vai ser sobre os tipos de referencia :D
Helpful 👌
Muito bom! Quem nunca estourou um inteiro e ficou quebrando cabeça pra entender o problema que atire a primeira pedra haha.
Parabéns Bea!
Ficou excelente!