DEV Community

Cover image for Tipos de dados primitivos com Java
Bea Tavernaro
Bea Tavernaro

Posted on

Tipos de dados primitivos com Java

Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo, conhecida por sua robustez, versatilidade e uso ao longo da história da tecnologia. Uma parte fundamental da programação em geral é o entendimento dos tipos de dados, que formam a base da programação e são utilizados para armazenar informações e realizar operações.

Vamos conhecer um pouco de cada tipo de dado primitivo mais utilizado na linguagem Java?


Linguagem estaticamente tipada

O Java é uma linguagem de programação estaticamente tipada. Isso significa que a pessoa programadora precisa declarar explicitamente a variável antes que ela possa ser usada. Essa checagem do tipo é feita em tempo de compilação no caso do Java, que é uma linguagem compilada.

No exemplo abaixo eu estou tipando a variável (int), dando um nome para ela (numero) e já dizendo qual o conteúdo (123).

int numero = 123;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Temos então, os tipos de dados primitivos e os tipos de dados de referência.


Tipos de dados primitivos

Os tipos de dados primitivos são os tipos mais simples mas comumente utilizados para representar valores individuais, o Java possui 8 tipos primitivos:

  • BYTE: Representa um inteiro de 8 bits. Isso significa que ele guarda do número -128 ao 127 (inclusive). Costuma ser utilizado para economizar memoria quando sabemos que o valor guardado nessa variável vai ser 'pequeno'.
byte numero = -10;
byte outroNumero = 109;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • SHORT: É um tipo de dado inteiro de 16 bits. Seu valor mínimo é -32.768 e máximo é 32.767. Assim como no short, você também pode utilizar para economizar memoria nos casos em que se aplica.
short ano = 2023;
short quantidade = -30000;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • INT: O tipo mais comum para representar valores simples. Representa um inteiro de 32 bits variando de -2.174.483.648 até 2.147.483.647.
int distancia = 565899;
int valor = -878595442
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • LONG: É um inteiro bem grande de 64 bits, tem um intervalo que vai de -2^63 até (2^63)-1. É importante perceber que deve ser usado com relativa cautela uma vez que seu tamanho ocupa mais espaço na memoria que o tipo int. Na maioria dos casos o inteiro de 32 bits já é suficiente para as operações. No exemplo abaixo, observe o L ao final do valor, isso indica explicitamente que é valor é um long
long populacaoMundial = 7900000000L;
long minimo = -9223372036854775808L;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • FLOAT: É usado para representar números de ponto flutuante com precisão simples. Ele ocupa 32 bits na memoria e fornece cerca de 7 dígitos de precisão decimal. É extremamente importante notar que, por conta da precisão baixa nos números depois da virgula o float não deve ser usado pra representar valores monetários em cenários reais. Repare no uso do f ao final do valor para representar o float.
float altura = 1.70f;
float temperatura = -3.14f;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • DOUBLE: Representa um ponto flutuante de tamanho 64 bits mas ainda assim não é recomendado para valores monetários. Para isso, a documentação do Java recomenda o uso a classe java.math.BigDecimal. Para valores decimais, esse tipo double costuma ser a escolha padrão das pessoas desenvolvedoras.
double pi = 3.141592653589793;
double micrometro = 0.000001;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • BOOLEAN: O tipo booleano tem apenas dois valores possíveis: true ou false. A melhor maneira de usar esse tipo é em checagens simples de verdadeiro ou falso.
boolean status = true;
boolean fazSol = false;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
  • CHAR: Representa um único caractere Unicode que pode incluir letras, números, símbolos e caracteres especiais. No exemplo abaixo podemos ver que é possível utilizar a versão em Unicode do caractere que queremos representar. Sua implementação é feita com aspas simples depois do símbolo de igual. Também é possível realizar 'contas' com o tipo char.
char letra = 'A';
char simbolo = '\u03A9';
char soma = (char)(letra + 1); //O resultado aqui será 'B'
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Esses tipos de dados primitivos são essenciais em Java e qualquer outra linguagem. São usados em uma variedade de situações para armazenar diferentes tipos de informações e cálculos. Ao entender cada um e como usá-los, você estará preparado para desenvolver qualquer código que surgir.

Top comments (7)

Collapse
 
viniciusenari profile image
Vinicius Koji Enari

Excelente artigo! Uma dica, quando for usar blocos de código você pode especificar a linguagem para que fique com um highlight. Aqui um exemplo de como você pode fazer isso e o resultado:
Image description

int numero = 123;
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
Collapse
 
monokai_dev profile image
Bea Tavernaro

Amei!
Não sabia disso. Obrigada :D

Collapse
 
mpfdev profile image
Matheus 🇧🇷

Excelente!
Muito bem escrito, continue compartilhando!

Collapse
 
monokai_dev profile image
Bea Tavernaro

Obrigada!
O próximo vai ser sobre os tipos de referencia :D

Collapse
 
fleszar profile image
Fleszarjacek

Helpful 👌

Collapse
 
thedigitalbricklayer profile image
TheDigitalBricklayer

Muito bom! Quem nunca estourou um inteiro e ficou quebrando cabeça pra entender o problema que atire a primeira pedra haha.

Collapse
 
felipe_andriotti25 profile image
Felipe Andriotti

Parabéns Bea!
Ficou excelente!