Vocês já usaram a linguagem Python em seus projetos RPA? Estão começando a usar? Já pensaram em tentar usar?
Atuar em projetos de RPA pode, muitas das vezes, nos remeter para ferramentas que não exigem construção de código, mesmo que sejamos pessoas desenvolvedoras. Existem algumas vantagens no uso desses tipos de ferramentas, mas até onde elas vão?
Quando propomos em nossos times, utilizar uma linguagem de programação para resolver um problema, queremos levar muito mais que a tecnologia em si. Queremos levar, principalmente, a liberdade de poder construir o que de fato os requisitos precisam.
Quando podemos construir nossas soluções com código utilizando a linguagem Python, conseguimos atuar com maior liberdade para:
✔️ Construir a melhor solução possível;
✔️ Atender às especificações e requisitos de maneira mais pontual, personalizada e/ou padronizada, quando necessário;
✔️ Facilitar e agilizar nosso trabalho de desenvolvimento utilizando frameworks e plugins e não precisar ficar reconstruindo a roda;
✔️ Trazer segurança para nossas aplicações, tanto com a forma de desenvolvimento, quanto utilizando ferramentas adequadas para isso;
✔️ Ter autonomia em nosso trabalho, podendo aplicar as melhores práticas de desenvolvimento de software;
✔️ Desenvolver testes que nos ajudem no processo de homologação e validação do trabalho construído;
✔️ Ter apoio de uma comunidade consolidada para troca de experiências e conhecimentos distintos, sempre buscando aprimorar a própria linguagem, a comunidade e os frameworks.
Entre muitas outras vantagens.
Compartilhe como tem sido sua experiência desenvolvendo em Python para atender às demandas que você recebe! Quais são suas vantagens e aprendizados? Tem enfrentado alguma dificuldade?
Bora trocar uma ideia sobre isso?
Top comments (2)
Bom texto. Quanto ao desenvolvimento em grandes corporações, pensando em custo, escalabilidade e arquiteturas que suportem altas volumetrias, não faria mais sentido ir para um caminho menos Code ?
Thanks.
Obrigada por ter lido e pelo feedback, Mauricio. Cada tipo de tecnologia (no code, low code e high code) pode te atender de maneiras diferentes.
Pensando na questão do custo, Python é uma linguagem open source, você não paga para utilizar. E ela tem diversos frameworks de apoio para te ajudar no desenvolvimento. E mesmo que você contrate uma empresa que tenha o orquestrador para gerenciar suas automações, o custo ainda vai ser bem menor que ferramentas low-code.
Sobre a escalabilidade, quando utilizamos uma linguagem de programação, mesmo que não seja Python, existem diversas boas práticas de desenvolvimento e arquitetura que podem nos ajudar nisso. Inclusive, um projeto de automação RPA, também é um projeto de desenvolvimento de software, com isso precisamos cuidar da parte de infraestrutura que também ajuda na questão da escalabilidade. Além dos pontos da qualidade de software e segurança da informação.
Se quiser ver exemplos, aqui estão: post no LinkedIn com depoimento e post no blog sobre o caso da Andrade Gutierrez.
Se quiser participar da nossa comunidade no whatsapp pra trocar mais experiências sobre essa questão do Python, só clicar aqui e participar!