O que é DRY?
O DRY(Don't repeat yourself) é um princípio que fala basicamente sobre não se repetir, como assim? Quando ele fala de não se repetir, ele se refere a duplicidade de tarefas, funções, requisitos de negócios, no desenvolvimento de código e na documentação de software.
Sabemos que às vezes acabamos repetindo algo no desenvolvimento sem a gente perceber, entretanto, é um dos motivos para fazermos também a revisão de código, por exemplo, não só para ver se o código ta funcional, utilizando boas práticas, como também se tem duplicidade nele, sem a duplicidade, acabamos evitando problemas com manutenção do código, diminuição na quantidade de bugs e melhoria no desempenho da aplicação.
Um dos exemplos bem simples que podemos utilizar é o desenvolvimento de uma API, nela temos tanto envio quanto recebimento de dados em json, logo, precisamos validar, tratar aquele json que recebemos e o que enviamos, pense nisso se fossemos fazer isso para cada requisição. Então, sabe como resolver? Quais formas tem?
Uma das formas é criar uma função genérica para fazer a validação e o tratamento do json para que ele não se repita em toda requisição a mesma coisa, ou, instalando uma lib que já faça isso.
Experiências com o DRY
Já utilizei o DRY(Don't repeat yourself) diversas vezes, em desenvolvimento de APIs, Websites, sistemas, jogos e até na área de designer. Uma das formas que usei foi tanto criando funções genéricas quanto desenvolvendo uma lib para tal ação.
Este foi o diário de bordo #12. Seguindo a sequência do que meu amigo @figur8 me apresentou semana passada, 3 novos princípios o YAGNI, KISS e DRY, hoje eu escolhi falar sobre o DRY na próxima semana irei trazer sobre o Big'O galera, vlw. Vamos nos despedindo por aqui. Voltaremos com mais um diário de bordo.
Este artigo foi útil para você?
Deixe um comentário abaixo.
Top comments (0)