Vamos continuar nossa série com a segunda etapa do ciclo de vida FInops, otimização de custos.
Essa é a etapa que as empresas mais almejam, mas, normalmente, por alguns motivos equivocados.
Uma vez que as organizações e equipes estejam capacitadas, elas precisam otimizar sua pegada na nuvem. Os provedores de nuvem oferecem várias alavancas para otimizar. A capacidade sob demanda é a mais cara. Para incentivar o planejamento avançado de reservas e maior comprometimento, os provedores de nuvem oferecem descontos para compromissos que normalmente envolvem cálculos complexos para fazer reservas. Além disso, equipes e organizações podem otimizar o ambiente redimensionando e automatizando a desativação de qualquer desperdício de recursos.
Não é responsabilidade do time de Finops reduzir os custos e sim otimizar, ou seja, buscar com o fornecedor melhores formas de se pagar a carga de trabalho que está sendo executada pelos times dos produtos.
Trazendo um exemplo prático, se você está gastando U$ 60,000.00 por mes com ELK não e uma atividade do time de Finops verificar o por que esse consumo está tão alto ou gerar backlog para o time de produto.
Uma forma opcional de apoio do time de Finops aos times e a atuação de consultoria de revisão arquitetural.
O well-architected framework tem como um dos pilares a otimização de custos, costumo usar ele para ajudar na revisão arquitetural focada no tema. Vale ressaltar que os pilares do well-architected framework devem ser trabalhados olhando o todo, dessa forma, o trabalho de revisão arquitetural deve ser acompanhado pelo arquiteto de solução ou o time do produto que está com essa competência.
A otimização de custos é um processo contínuo de refinamento e aprimoramento ao longo do ciclo de vida de uma carga de trabalho. Considere os seguintes princípios de design para otimização de custos:
Implemente o gerenciamento financeiro na nuvem: para alcançar o sucesso financeiro e acelerar a realização do valor comercial na nuvem, você deve investir no Cloud Financial Management. Sua organização deve dedicar o tempo e os recursos necessários para desenvolver a capacidade neste novo domínio de tecnologia e gerenciamento de uso. Semelhante ao seu recurso de Segurança ou Operações, você precisa desenvolver recursos por meio da construção de conhecimento, programas, recursos e processos para ajudá-lo a se tornar uma organização econômica.
Adote um modelo de consumo: pague apenas pelos recursos de computação que consumir e aumente ou diminua o uso dependendo dos requisitos de negócios. Por exemplo, ambientes de desenvolvimento e teste normalmente são usados apenas por oito horas por dia durante a semana de trabalho. Você pode interromper esses recursos quando eles não estiverem em uso para uma economia potencial de 75% (40 horas versus 168 horas).
Meça a eficiência geral: meça a saída de negócios da carga de trabalho e os custos associados à entrega. Use esses dados para entender os ganhos que você obtém ao aumentar a produção, aumentar a funcionalidade e reduzir custos.
Pare de gastar dinheiro em trabalho pesado indiferenciado: a AWS faz o trabalho pesado de operações de data center, como racking, empilhamento e alimentação de servidores. Ele também remove a carga operacional de gerenciar sistemas operacionais e aplicativos com serviços gerenciados. Isso permite que você se concentre em seus clientes e projetos de negócios, e não na infraestrutura de TI.
Análise e atribua despesas: a nuvem facilita a identificação precisa do custo e do uso de cargas de trabalho, o que permite a atribuição transparente de custos de TI a fluxos de receita e proprietários de cargas de trabalho individuais. Isso ajuda a medir o retorno do investimento (ROI) e oferece aos proprietários de carga de trabalho a oportunidade de otimizar seus recursos e reduzir custos.
Existem cinco áreas de foco para otimização de custos na nuvem:
- Pratique o gerenciamento financeiro na nuvem
- Consciência de gastos e uso
- Recursos econômicos
- Gerenciar a demanda e fornecer recursos
- Otimize ao longo do tempo
Semelhante aos outros pilares do Well-Architected Framework, há compensações a serem consideradas para a otimização de custos. Por exemplo, para otimizar a velocidade de lançamento no mercado ou o custo. Em alguns casos, é melhor otimizar a velocidade — entrar no mercado rapidamente, enviar novos recursos ou cumprir um prazo — em vez de investir na otimização de custos inicial.
As decisões de design às vezes são direcionadas pela pressa em vez de dados, e sempre existe a tentação de compensar demais, em vez de gastar tempo fazendo benchmarking para a implantação com melhor custo-benefício. A compensação excessiva pode levar a implantações super provisionadas e subutilizadas. No entanto, pode ser uma escolha razoável se você precisar “levantar e transferir” recursos do seu ambiente local para a nuvem e depois otimizar.
Investir a quantidade certa de esforço em uma estratégia de otimização de custos desde o início permite que você obtenha os benefícios econômicos da nuvem mais rapidamente, garantindo uma adesão consistente às melhores práticas e evitando o provisionamento excessivo desnecessário.
Pratique o gerenciamento financeiro na nuvem
O Cloud Financial Management (CFM) permite que as organizações obtenham valor comercial e sucesso financeiro à medida que otimizam seus custos e uso e dimensionam na AWS.
Veja a seguir as práticas recomendadas do Cloud Financial Management:
- Propriedade Funcional
- Parceria Financeira e Tecnológica
- Orçamentos e previsões de nuvem
- Processos conscientes dos custos
- Cultura consciente dos custos
- Quantifique o valor comercial entregue por meio da otimização de custos
- Recursos
Algumas ferramentas
A AWS oferece algumas ferramentas bem legais para ajudar a otimizar seus custos no dia a dia. Vejamos algumas.
AWS Budgets
- Definir orçamentos personalizados que alertam quando você excede os limites orçados
Como funciona
Detecção de anomalias de custo
- Detecção automatizada de anomalias de custo e análise de causa raiz
Como funciona
Recomendações de dimensionamento ideal
- As recomendações de escalabilidade correta analisam seu histórico de uso do EC2 para identificar oportunidades de maior eficiência de custo e uso. Por padrão, as recomendações consideram o uso nos últimos 14 dias. Se você tiver ativado o recurso pago de métricas de infraestrutura aprimorada do Compute Optimizer para um recurso, suas recomendações para esse recurso considera os últimos três meses.
Existem algumas outras dentro do guarda-chuva da AWS Cost Management que você pode conferir na documentação.
Savings Plans
Não podia deixar o Savings Plans de fora dessa conversa, é a principal ferramenta olhando para otimização de custos e cultura Finops na AWS.
Como funciona
A documentação é muito rica então vou deixar o link aqui para você se aprofundar. https://aws.amazon.com/pt/savingsplans/.
Vlw flw
Top comments (1)
Excelente artigo. É uma assunto que muita pessoas ainda tem muitas dúvidas.