Você é eternamente responsável pelo que gasta na cloud.
É isso, vlw flw
Beleza, mas por onde começar?
Bora começar o tema de finops!
FinOps, ou “Operações Financeiras em Nuvem” é a prática de trazer responsabilidade financeira ao modelo de gasto variável da nuvem, permitindo que equipes distribuídas façam trade-off entre velocidade, custo e qualidade.
Eu sempre gosto de dar o máximo de autonomia para os times, porém é necessário uma carga de responsabilidade em anexo. Falando sobre financeiro, os times são responsáveis pelos gastos financeiros em nuvem.
Para ajudar a segmentar os gastos pelo time existem várias estratégias como tags e segmentação de contas.
A responsabilidade do time de gerir os gastos não deve impactar ou servir de muleta para ter arquiteturas que não escalam ou não seguem boas práticas de desenvolvimento, mas sim trazer o senso de dono do que está sendo oferecido para o cliente final e coletando o retorno desse investimento através dos resultados.
No aspecto econômico da nuvem a AWS divide o tema em 2 principais áreas: Valor do empresarial e gerenciamento financeiro da nuvem.
O valor empresarial é composto por todos os componentes que promovem o negócio para melhorar todos os aspectos de performance do negócio e experiência do cliente. Embora o valor empresarial inclua conceitos já conhecidos como custo total de propriedade, ou TCO, há muito mais com muitos outros componentes que afetam diretamente a empresa. Nesse ponto é importante definir o valor financeiro para organização quanto ao atingimento do objetivo da entrega.
Exemplo prático:
- Em um sistema de e-commerce notou-se uma baixa conversão em um dos fluxos de venda de um determinado segmento. Em pesquisas com o usuário observou que a usabilidade do fluxo não estava muito intuitiva e eram necessárias melhorias. As melhorias foram implementadas pelo time de desenvolvimento que decidiu incluir o Amazon CloudFront para entrega de conteúdo e isso traria um pequeno acréscimo nos custos financeiros da nuvem. O resultado dessa implementação foi um retorno de 10% de conversão sobre o mês anterior. O custo dessa melhoria de usabilidade e na infraestrutura se justificaram com os resultados obtidos.
O gerenciamento financeiro da nuvem é a outra parte dos aspectos econômicos. Essa área se concentra em ajudar os times a serem bem-sucedidos no gerenciamento da infraestrutura. Para isso a AWS oferece 2 poderosas ferramentas:
AWS Billing and Cost Management foca em apresentar o que foi utilizado e os gastos financeiros consolidados
AWS Budgets ajuda em todo planejamento financeiro para o futuro e monitoramento com resposta através do Budget Actions
O AWS Budget ajuda a proteger as empresas do EDoS (Economic Denial of Service/Sustainability) que muitas vezes é negligenciado. (Prometo escrever sobre ele no futuro).
Para amarrar todas as pontas a AWS criou o Cloud Value Framework com o objetivo de mostrar a estrutura de valor que a nuvem oferece.
Sugiro aos times empoderados financeiramente a olharem para esse modelo de economia na nuvem que certamente agregará bastante nas discussões sobre melhorias arquiteturais que impactam com o aumento de custos na nuvem.
Por último é sempre legal dar uma olhadinha na calculadora AWS para estimar o custo da arquitetura proposta.
Vlw Flw
Top comments (0)